domingo, 6 de novembro de 2011

INTRODUÇÃO

A educação não se define apenas em sucessos e aprovações. Muitas vezes, no decorrer do ensino, existem dificuldades a qual os alunos bloqueiam diante do processo de aprendizagem, mas infelizmente nem sempre são identificados pela própria família, professores e colegas.
É importante que todos os envolvidos no processo educativo estejam atentos a essas dificuldades, observando se são momentâneas ou se persistem há algum tempo.
As dificuldades podem advir de fatores orgânicos ou mesmo emocionais e é importante que sejam descobertas a fim de auxiliar o desenvolvimento do processo educativo, percebendo se estão associadas à preguiça, cansaço, sono, tristeza, agitação, desordem, dentre outros, considerados fatores que também desmotivam o aprendizado.
A dificuldade mais conhecida e que vem tendo grande repercussão na atualidade é a dislexia, porém, é necessário estarmos atentos a outros sérios problemas: disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). 
Quero promover informações no meu blog de acordo com essas dificuldades, como o ensino atua com esses problemas e a importância de tal atuação para nós graduandos em pedagogia. Espero assim ajudar a todos e principalmente aprender cada dia mais.
Maria Socorro de Sousa de Araújo

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